A tal da “ineficiência” da Eletrobras – Estudo

Esse post do ILUMINA foi feito em 23/08/17. Na mesma data, enviamos uma cópia para o Ministério para que, no mínimo, explicitassem as condições que “sugerem” ineficiência da Eletrobras. Para facilitar, enviamos os dados abaixo para serem contestados.  Também pedimos esclarecimentos sobre a base política que apoiou a lei que concentrou toda o peso de redução tarifária na Eletrobras de um histórico ascendente de 20 anos. Como se era de esperar, nenhuma resposta.


Como se pode ler e assistir nos meios de comunicação, as autoridades do setor, sem a maior cerimônia, identificaram como culpada das tarifas recordes, a “ineficiência” da Eletrobras.

Nós, do ILUMINA, desafiamos essas autoridades a explicar como uma empresa do “pujante” setor privado brasileiro seria eficiente tendo que suportar os preços que foram impostos à Eletrobras com uma lei que foi aprovada por muitas forças políticas que estão no governo atual. Até o atual secretário executivo do ministério foi autor de um artigo no Valor Econômico elogiando essa lei. 

Essa é a receita das usinas “ineficientes” da CHESF. 

Deixamos aqui as perguntas ao Ministério: 

  1. Como ser eficiente com esses preços?
  2. Qual é o preço para ser eficiente?
  3. Como os senhores dizem que não haverá aumentos de tarifa?

Por que esse preços tão baixos? Será que o ministério sabe?

Nós explicamos! A tabela abaixo, oficial, e válida para as usinas “cotizadas” mostra que apenas a primeira “sopa de letrinhas” a GAG é a receita efetiva e permanente da usina!

Ainda faltam impostos e contribuição pelo uso dos recursos hídricos. CFRUH. Como exemplo, vejam os percentuais relativos à CHESF:


Como se pode ver pela complexa tabela acima, a receita efetiva e constante da usina é a GAG. Todos os outros itens ou são receitas de outras atividades ou órgãos ou são receitas eventuais.

Portanto, em média, a receita EFETIVA das usinas é apenas 37% das tarifas divulgada pela imprensa.

Estamos enviando esse pequeno estudo para o ministério. Vamos aguardar a resposta.

  10 comentários para “A tal da “ineficiência” da Eletrobras – Estudo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *