Aumenta a produção de biodiesel

Produção de biodiesel supera expectativas



Os investimentos em curso para produção de biodiesel no país superam os R$ 600 milhões. Segundo levantamento do Ministério das Minas e Energia, o montante contempla 29 usinas, sete das quais já estão em operação. Quando estiverem prontas, as plantas terão capacidade conjunta de produção de 1,7 bilhão de litros por ano.

Como o volume supera as expectativas, o governo avalia antecipar a adoção da mistura do biodiesel ao diesel na proporção de 5%. Pela regulamentação em vigor, em 2008 será compulsório o percentual de 2%, e os 5% viriam em 2013.

Por sua diversidade de fontes para a produção de biodiesel (mamona, soja, algodão e dendê), a Bahia concentra a maior parte dos investimentos. E com um dos custos mais competitivos de produção, segundo a Conab, a soja deverá alimentar cerca de dois terços da oferta atualmente em instalação. C.Bouças e P.Cruz, Valor


Produção por Estado e Região (em milhões de litros/ano)


SP = 418

RS = 316

GO =172

MT = 122

TO,MA,CE,BA,PI = 100

PR = 66

RJ = 54

MG = 50

Região Sudeste = 522

Região Nordeste = 400

Região Sul = 382

Região Centro-Oeste = 294

Região Norte = 108


A Bahia tem concentrado mais investimentos por ser o maior Estado produtor de mamona e pela oferta disponível de soja, algodão e palma. Outro fatoré a possibilidade de escoar parte da produção para o Sudeste, devido àproximidade.

Além da mamona, produtores baianos apostam no girassol. “Ainda estamos estudando que variedades se adaptam melhor à região”, afirma um produtor, que planta 9 hectares da cultura em Luís Eduardo Magalhães. A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) pesquisa desde 2005 o pinhão-manso como alternativa para biodiesel. No mundo, a matéria-prima é utilizada na produção de biodiesel em países como Índia e Tailândia. (Valor)