Caro e arriscado.

 

 



O que o consumidor brasileiro deveria questionar é: Com uma tarifa nas alturas, com apagões freqüentes e um governo adotando bizarras soluções, é aceitável correr o risco de racionamento que estamos correndo? Uma pequena amostra do relatório do ONS (IPDO) de Sexta-feira, 14 de Dezembro de 2012 em relação à problemas das geradoras térmicas, agora tão necessárias devido ao baixíssimo nível dos reservatórios. Se elas geram abaixo do esperado, quem gera no lugar delas?



 

 

 

    1. A UT L. C. Prestes (PETROBRAS) gerou abaixo do programado durante todo o dia devido à indisponibilidade da UG n° 1C, das 12h51min às 24h00min devido à indisponibilidade da UG n°1A e das 03h27min às 04h00min devido à indisponibilidade da UG n°1B. Sem previsão de retorno para as UGs n° 1A e 1C.
    1. A UT Do Atlântico (ThyssenKrupp CSA Siderúrgica do Atlântico Ltda) gerou abaixo do programado da 00h00min às 17h35min devido à menor disponibilidade de combustível.
    1. A UT Gov. Leonel Brizola (PETROBRAS) gerou acima do programado das 15h00min às 24h00min devido ao maior rendimento de suas unidades geradoras.
    1. A UT Fernando Gasparian (PETROBRAS) gerou abaixo do programado devido à indisponibilidade da UG n° 4 e da 00h00min à 01h52min devido à indisponibilidade da UG n°3. Previsão de retorno para a UG n° 4 para o dia 15/12/12.
    1. A UT Viana (TEVISA) gerou abaixo do programado ao longo do dia devido ao menor rendimento de suas unidades geradoras e das 13h12min às 15h00min devido à indisponibilidade da UG n° 13.
    1. A UT Goiânia II (BRENTECH) gerou abaixo do programado ao longo do dia devido ao menor rendimento e indisponibilidade de unidades geradoras.
    1. A UT Palmeiras de Goiás (Bolognesi Participações S.A.) gerou abaixo do programado devido à indisponibilidade de unidades geradoras.
    1. A UT Caçu I (Rio Claro Agroindustrial S.A.) gerou abaixo do programado ao longo do dia devido à menor disponibilidade de combustível.
    1. A UT Ipaussu (Barra Bioenergia S.A.) gerou abaixo do programado durante todo o dia devido à menor disponibilidade de combustível.
    1. A UT J. Lacerda A (TRACTEBEL) gerou abaixo do programado devido ao menor rendimento de suas unidades geradoras e também devido à indisponibilidade da UG nº 4 da 01h40min às 24h00min. Previsão de retorno para o dia 16/12/12.
    1. A UT Fortaleza (ENDESA FORTALEZA) gerou abaixo do programado ao longo do dia devido ao menor rendimento de suas unidades geradoras.
    1. A UT Porto Pecém I (Pecém Geração de Energia S.A.) não gerou da 00h00min às 23h26min devido à indisponibilidade da UG n° 01.
    1. A UT Maracanaú I (MARACANAÚ) gerou abaixo do programado ao longo do dia devido à menor disponibilidade de combustível.
    1. A UT Termonordeste (EPASA) gerou abaixo do programado devido ao menor rendimento das unidades geradoras.
    1. A UT Termoparaíba (EPASA) gerou abaixo do programado devido a razões internas da usina.
    1. A UT Global I (Candeias Energia) gerou abaixo do programado devido à restrição de geração no grupo gerador nº 4.
    1. A UT Campina Grande (BORBOREMA ENE – BORBOREMA ENERGÉTICA S.A.) gerou abaixo do programado devido à menor disponibilidade de combustível.
    1. A UT Petrolina (Cia Energética de Petrolina) gerou abaixo do programado devido à indisponibilidade de unidades geradoras.
    1. A UT Potiguar III (CEP – Companhia Energética Potiguar) gerou abaixo do programado devido à indisponibilidade de unidades geradoras.
    1. A UT Pau Ferro I (EPESA) gerou abaixo do programado devido ao menor rendimento de suas unidades geradoras.
  1. A UT Termomanaus (EPESA) gerou abaixo do programado devido ao menor rendimento de suas unidades geradoras.

 

Se a tendência continuar, Papai Noel vai deixar um presente indigesto!

Achamos que esses dois gráficos falam mais do que 1000 palavras: