Como prometer redução de tarifa com aumento de preços – Evidências

Qualquer mágico não gosta de mostrar os seus truques. Mas, o ILUMINA vai estragar a festa do governo. Surpreendendo e contraditando a visão de especialistas, o mágico promete redução tarifária mesmo com aumento de 500% no preço das usinas cotizadas que vendem energia por volta de R$ 40/MWh! Claro que é possível!

A “mágica” esconde dois truques terríveis que, se as autoridades tivessem espírito público, deveriam explicitar: A continuidade do déficit hidrológico, pois as usinas cotizadas só causam aumento de tarifa para as distribuidoras quando geram abaixo da sua garantia. Mas, enquanto a sociedade presta atenção em uma mão, a outra faz a manobra.

Como as hidráulicas, sejam elas privadas ou públicas, compensam diferenças de performance mediante um mecanismo chamado MRE, a hipótese é gravíssima, pois só poderia ser garantida admitindo-se uma deficiência global do suprimento futuro de energia ou uma grande perversidade de São Pedro.

O quadro se agrava quando, examinando os dados (linha azul – geração, linha vermelha – Garantia Física), percebe-se que o conjunto de todas hidráulicas tiveram um déficit médio de apenas 14% de sua geração,

mas as usinas cotizadas da Eletrobras ostentam um déficit de 36%, quase o triplo do conjunto. Mesmo considerando o efeito do MRE (Mecanismo de Realocação de Energia), uma espécie de conta condomínio entre as hidroelétricas onde, teoricamente o déficit poderia ser equalizado, a concentração do risco hidrológico nessas usinas dificilmente seria compensada por esse mecanismo.

Essa diferença levanta tantas suspeitas, que poderíamos até imaginar uma política de despacho do ONS concentrando o déficit nas cotizadas favorecendo as usinas não atingidas pela MP 579.

Como consideramos que o ONS age sob rígida metodologia, essa mágica só expõe os grandes defeitos da modelagem vigente desde 1995.

Como estamos no Brasil, um fato como esse não altera em nada a intenção de privatizar a empresa e deixar os defeitos do modelo intocados.

E assim o show de mágica continua iludindo. Pobre plateia!

 

 

  2 comentários para “Como prometer redução de tarifa com aumento de preços – Evidências

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *