Mais Óbvio? Impossível II

Roberto Pereira D´Araujo

Dados do Operador Nacional do Sistema.

Lista de Usinas Térmicas por Região com a potência (MW) e o CVU.

CVU = Custos operacionais que não são cobertos pela receita fixa de uma termelétrica para a produção de energia. O CVU é expresso em reais por MWh e cobre despesas com combustível para a operação da térmica. Não está considerada a geração inflexível.

Marcadas em vermelho estão as térmicas com custo operacional acima de R$ 300/MWh, valor que já supera em muito o custo de hidroelétricas, eólicas e solares.

Resumo: Metade dos 35 GW de térmicas, a maioria contratada sob o modelo mercantil, tem custos acima de R$ 300/MWh. As proporções podem ser vistas no final da tabela em cada região. Observar que há várias a DIESEL cujo CVU não está disponível na tabela do ONS.

Pergunta: Quem gera no lugar delas quando não são usadas?

Depois, não sabem porque esvaziamos reservatórios.

Depois, não sabem porque a tarifa brasileira encareceu. 

  2 comentários para “Mais Óbvio? Impossível II

  1. Renato Queiroz
    11 de agosto de 2022 at 11:42

    Roberto muito importante essa postagem demonstrando que o setor elétrico está caminhando por interesses voltador a grupos específicos. O modelo do setor implantado e assinado por vários governos não atende a maioria da sociedade brasileira. O preço da energia elétrica de um país com tantos recursos renováveis é um ato contra ao povo brasileiro. Em tempos de lutas a favor da democracia o setor elétrico tem que prover energia para o povo e não para poucos.

    • Roberto D'Araujo
      11 de agosto de 2022 at 12:14

      Grato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *