O Petit Comitee – Novidades

Inicialmente, veja o vídeo abaixo:


Não somos adeptos das hipóteses de grandes conspirações. Mas, temos que admitir que está cada vez mais difícil não considerar que a classe política brasileira não tem um projeto secreto e multi partidário de desmonte de suas empresas estatais. O comentário do vídeo foi feito pelo Sr. Fernando Henrique Cardoso após a palestra do atual presidente da Eletrobras (*), que simplesmente aponta as “maldades”, como se fossem todas desconectadas do “partido” da plateia. É inacreditável que um ex-presidente não tenha a mínima autocrítica sobre a sua parte no “legado”.

  1. Senhor Fernando Henrique, seu governo privatizou a Vale do Rio Doce, toda as telecomunicações, toda a siderurgia e, preste atenção, 26 empresas do setor elétrico! Nessas, estava incluída a geração da Eletrosul, hoje Tractebel.
  2. Sabe o que ocorreu com a dívida do setor público? Ela subiu de 37% do PIB para 76%! Portanto, em termos de alívio do estado, o efeito foi o inverso do pretendido.
  3. O Sr. privatizou o “filé mignon” das distribuidoras e as empresas “osso” foram “federalizadas”. Na realidade, o abacaxi ficou nas costas da Eletrobras, cuja trágica palestra do presidente, o senhor gostou tanto. Traduzindo, parte da destruição da estatal é sua obra! Pena que autocrítica não faça parte do seu vocabulário.
  4. O seu projeto de mercado livre provocou o maior racionamento que um país já teve que aturar sem guerras e sem desgraças naturais. (Informe-se sobre a hidrologia de 2001). Na realidade, o racionamento foi provocado pela interferência na Eletrobras que ficou proibida de investir. Apenas uma linha de transmissão conectando a região Sul à Sudeste (já planejada), aliviaria boa parte da penúria energética do sudeste. O setor privado não se interessou e a Eletrobras foi impedida. Isso foi o corporativismo??
  5. Não contente com isso e com a ajuda de seu “adversário”, o Sr. Lula, o Sr. provocou um dos grandes prejuízos já causados em usinas hidroelétricas no planeta! Descontratadas em benefício de algumas térmicas, foram obrigadas a gerar energia recebendo para isso menos de US$ 4/MWh. Inédito no mundo! Informe-se! Essa foi o primeiro tiro no pé em parceria com seu “adversário”.
  6. A perda nao se limitou à Eletrobras. Algumas térmicas que a Petrobras assumiu serviram de trampolim contábil para pôs-contratos PLD +X%, um sistema de mercado “virtual” que tem distorções evidentes. A Petrobras dona do maior parque de térmicas só perdeu
  7. Do outro lado, o mercado livre, bolado no seu governo, mas levado adiante pelo seu “adversário”, fez um verdadeiro Bolsa MW às custas de …adivinhe quem? Eletrobras!
  8. Se o sr. quisesse realmente moralizar as empresas estatais, bastaria enviar ao congresso um projeto tornando-as empresas de estado, com direção profissional, não política, mandato fixo e contrato de gestão. Tentou? Claro que não!
  9. A imagem que o sr. defende é que se corte os braços do polvo mas se mantenha o cérebro “malvado” do estado. O ridículo é que muitos desses braços cortados querem ajuda do cérebro. Alguns provocam mais dívidas e outros chegam a matar um rio!!

O ILUMINA pergunta a seu instituto: Qual é vantagem de debater esses assuntos em petit comitee? Por que não chama as universidades e o ILUMINA, já que o sr. não gosta dos sindicatos?

(*) Para ver o estrago causado na Eletrobras pela dupla PSDB&PT com a ajuda de outros partidos, 

 

  8 comentários para “O Petit Comitee – Novidades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *