Ônibus movidos a HIDROGÊNIO

Ônibus híbridos em SP e RJ devem começar a circular em 2007


Estados desenvolvem protótipos com a utilização do hidrogênio a partir do gás natural e da eletrólise da água

Agência CanalEnergia



Os estados do Rio de Janeiro e São Paulo pretendem disponibilizar a partir de 2007 ônibus com célula a combustível alimentada por hidrogênio.


Os dois protótipos, ainda em desenvolvimento, serão apresentados durante o 4° Seminário e Exposição de Veículos Elétricos (VE 2006), que acontece nos dias15 e 16 de agosto, em São Bernardo do Campo (SP).


O projeto fluminense, coordenado pela Coppe/UFRJ, prevê a utilização do hidrogênio a partir do gás natural fornecido pela Petrobras;enquanto ode São Paulo, coordenado pela Empresa Municipal de Transportes Urbanos,vai gerar o hidrogênio por meio de eletrólise da água. Até o final do ano que vem, São Paulo deverá ter cinco ônibus circulando nos municípios deSão Paulo, Diadema, São Bernardo do Campo, Santo André e Mauá.


O projetopaulista éuma parceria entre o Ministério de Minas e Energia e a EMTU/SP e conta aindacom o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimentoe do Global Environmental Facility. O investimento previsto éde US$16 milhões. No projeto fluminense, o ônibus deve circular ainda no primeiro semestre de 2007 para realização de testes de desempenho. Logo em seguida, será colocado em operação convencional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *