Paulo Guedes diz que é natural existir dúvidas sobre agenda de privatizações – Folha de S. P.


Análise do ILUMINA: Leia após a reportagem.


Talita Fernandes

RIO DE JANEIRO

O economista Paulo Guedes, anunciado ministro de eventual governo de Jair Bolsonaro (PSL), afirmou que é natural que haja dúvida em relação à agenda das privatizações.

“É natural que haja dúvidas quanto à extensão dessa reforma, até que ponto ela vai e até que ponto ela vem. Eu defendo que ela seja agudizada, que ela seja mais forte porque eu acho que esses recursos são necessários nas áreas sociais“, disse ao ser questionado sobre a proposta do candidato do PSL para a privatização da Eletrobras.

“O interessante é que ele [Bolsonaro] sabe o que eu acho, e eu sei o que ele pensa.

Ele disse não ter tratado detalhado com o presidenciável a possibilidade de privatização das geradoras de energia, mas apenas das distribuidoras.

“Na distribuição certamente [haverá privatização], transmissão é muito mais difícil. Na geração há casos que sim, há casos que não”, disse, sem dar detalhes.

A visão do economista diverge da de Bolsonaro, que essa semana afirmou que é possível conversar sobre privatização do setor de distribuição de eletricidade, mas não dos de geração.

A declaração do candidato foi feita em entrevista à TV Bandeirantes e provocou queda nas ações da Eletrobras esta semana.

Guedes defendeu a reforma do estado com a privatização de estatais para aumentar orçamento destinado para áreas sociais.


Análise do ILUMINA:

Roberto Pereira D’Araujo

Ninguém é contra privatizações por princípio. O estado não pode cuidar de tudo. Entretanto, particularmente no setor elétrico, quem acha que o estado “se meteu onde não devia”, desconhece completamente a história.

A criação das estatais de energia foi decorrência da falta de interesse do setor privado em investir na escala necessária para industrializar a economia brasileira. Foi a partir das exigências feitas pelo capital estrangeiro sobre a paridade das tarifas com o preço do ouro que o Brasil foi obrigado a intervir pesadamente no setor. Em 1933 se extinguiu a cláusula ouro e em 1939 se criou o Conselho Nacional de Águas e Energia subordinado à presidência da república. Em 1945 foi criada a CHESF e em 1957 se iniciou a obra da usina de Furnas no Rio Grande, MG.

A Eletrobras foi criada em 1962 dada a necessidade de coordenação que o sistema físico brasileiro sempre exigiu. No ano seguinte foi criado o consórcio CANAMBRA (Brasil – Canadá) para se realizar o maior estudo de inventário dos rios brasileiros.

Considerando a criação da CHESF como o ponto de partida, o Brasil tinha apenas 1.342 MW de potência instalado. Considerando o ano de 2003 como o de perda de protagonismo (*) da Eletrobras, chegamos a 83.000 MW, mais de 60 vezes a potência inicial. Quantos países conseguiram esse feito?

Isso é história. Mas, analisando o que ocorreu depois, será que foi possível assistir um empreendedorismo semelhante por parte do setor privado brasileiro?

No ano 2001 tivemos um racionamento recorde no planeta, devido muito mais à falta de investimento do que ao culpado preferido, S. Pedro. A consequência era óbvia, pois o Brasil anunciava ao mundo que ia vender todas suas usinas prontas e faturando. Uma estratégia altamente arriscada, pois, além de superestimar o fluxo de capital, promovia uma verdadeira liquidação de ativos com evidente efeito sobre o preço desses ativos. Que capital não entende esse recado? Construir usinas? É melhor comprar prontas.

O quadro geral é ainda pior, pois, além das 26 empresas do setor, vendemos toda a siderurgia, toda a telefonia, a petroquímica, a mineração, bancos e outras atividades com uma arrecadação total de US$ 105 bilhões. A dívida pública que era de 32% do PIB no início do governo FHC salta para 74% ao final. A carga tributária sobe de 30% para 37%. Essa trajetória é de difícil explicação e está ausente dos debates presidenciais.

A partir do governo Lula, os projetos do governo anterior que falharam, foram revividos. O “mercado livre” foi efetivamente implantado a partir de 2003 com subsídios explícitos e oclusos, uma vez que a Eletrobrás foi descontratada e obrigada a gerar energia recebendo ninharias liquidadas nesse mercado. Evidentemente, com uma tarifa do mercado regulado cada vez mais cara, o mercado livre explodiu. Hoje representa 30% do consumo brasileiro.

Apesar dessa proporção, quantas usinas foram construídas para atender esse nicho? Praticamente nenhuma, pois por óbvios defeitos do modelo, o ambiente incentivou contratos de curto prazo altamente especulativos. Foram 10 anos de preços muito mais baratos do que o resto dos consumidores.

Mais uma vez a falta de empreendedorismo do setor privado fica evidente. E o que faz o governo? Realiza uma privatização oclusa por dentro das estatais através das SPEs (Sociedades de Propósito Específico) onde as empresas do grupo Eletrobrás são minoritárias, mas suportam os projetos administrativamente. Por exemplo, quem examinar o organograma de FURNAS verá que apenas uma minoria são ativos da empresa. A maior parte são projetos privados e outros retornaram à união sob a absurda MP 579 que reduziu tarifas artificialmente isentando as outras razões do encarecimento e praticamente falindo a Eletrobrás.

Recentemente, vimos exatamente a mesma receita sendo aplicada nas distribuidoras que “sobraram” da liquidação da década de 90 e que caíram no “colo” da Eletrobrás. As empresas são vendidas sem nenhuma consideração sobre os investimentos recentes feitos pela estatal. É a mesma lógica. Para que investir numa subestação se vou comprar várias novas e funcionando? Para que construir linhas de transmissão se o dono do maior sistema de transmissão do planeta preparou sua “falência” e vai liquidar tudo?

Informamos ao futuro ministro da fazenda que as privatizações para serem atraentes, implicarão em aumentos de tarifa, o que exigirá mais subsídios à “área social”.

Portanto, a questão não se limita a privatizar ou não. O problema é reconhecer que o país não sabe privatizar em benefício da sociedade e, apesar dos quase 30 anos de existência desse paradigma, não entendeu o que é ter um estado regulador.


(*) Por incrível que pareça, o ano de 2003, início do governo Lula, é o marco inicial da decadência programada da Eletrobrás. Dessa data em diante a empresa foi usada para “disfarçar” a falta de interesse do setor privado em investir. Isso tudo considerando empréstimos subsidiados do BNDES, parcerias minoritárias da estatal e redução tarifária sem incomodar o setor privado.

 

  1 comentário para “Paulo Guedes diz que é natural existir dúvidas sobre agenda de privatizações – Folha de S. P.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *