PESQUISA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO NAS EMPRESAS ELÉTRICAS PRIVATIZADAS – EXPECTATIVAS CONCRETAS Quaisquer palestras ou entrevistas de personagens de diversos escalões do governo federal – quer …



PESQUISA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO NAS EMPRESAS ELÉTRICAS PRIVATIZADAS – EXPECTATIVAS CONCRETAS





Quaisquer palestras ou entrevistas de personagens de diversos escalões do governo federal – quer da administração direta, quer das ainda existentes empresas públicas – tem deixado claro que a busca de autonomia nas áreas de ciência e tecnologia deixou de ser uma prioridade, ou mesmo algo com que devamos nos preocupar. Não seria nosso papel, como nação de segunda categoria, tratar do assunto com insistência e, muito menos com soberania. Tratemos de generalizar para todos a crônica servidão voluntária das nossas elites. Ressalvemos o Ministério da Ciência e Tecnologia: menos pela sua política, raramente divulgada ou ouvida, mais pelo fato, coerente com o contexto, de ser um ministério que os detentores do real poder político do governo parecem acreditar não existir.


No Reino Unido não sobrou, depois da privatização, um só dos centros de pesquisa e desenvolvimento científico-tecnológico ligados a antiga CEGB (Central Electricity Generating Board). Lá, entretanto, poderíamos dizer que a coisa é menos grave. Afinal a sociedade britânica não pode se queixar da sua ciência e tecnologia nos últimos 300 anos !

E aqui ? Desaparecida a já atrasada, mas consciente e esperançada, vontade política e gerencial das últimas três décadas, nada restará. E pior, ao contrário do Reino Unido, estávamos só começando.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *