Roberto Pereira D´Araujo
Todos os técnicos do setor sabem que um dos parâmetros essenciais para entender o custo marginal de operação, é o custo do déficit de energia. É um valor que quanto mais alto, maior a rejeição ao déficit.
Portanto, esse deveria ser um valor facilmente acessado por qualquer pessoa que queira avaliar a atual situação de crise de abastecimento pela qual passa o Brasil, pois, ao associar um valor econômico ao racionamento, evidentemente provoca questionamentos.
A falta de transparência generalizada dos diversos organismos que comandam nosso setor transforma essa simples informação uma verdadeira batalha.
Tentando colocar o texto “valor econômico adotado para o custo do déficit de energia elétrica 2021”, consegue-se o seguinte:
Da CCEE:
Nenhuma informação.
Do MME:
Nada!
Da EPE:
Nada de custo do déficit.
Resolvemos solicitar a CCEE essa informação através do atendimento.
Gostaria de receber a informação sobre qual o valor do custo do déficit de energia válido para 2021. Por incrível que seja, não se acha esse valor em nenhum órgão do setor.
Atenciosamente
Resposta da CCEE:
Para que possamos prosseguir com sua orientação, por gentileza, nos reenviar este e-mail com contato telefônico.
Resposta à solicitação:
Senhores:
Abaixo, informações solicitadas pela CCEE para informar qual o valor do parâmetro Custo do Déficit, valor essencial para se analisar o que ocorre no setor perante a “escassez hídrica”.
Cel 21 98***_****
Atenciosamente
Resposta da CCEE:
O chamado número 479564 foi aberto em 21/09/2021 15:32:55.
O prazo previsto para resposta a este chamado é até 23/09/2021 11:32:55. Caso ocorra alteração nesta previsão, a CCEE encaminhará email com o novo prazo.
Ressaltamos que os prazos para resposta aos chamados não alteram ou suspendem as obrigações dos agentes ou os prazos previstos nos Procedimentos de Comercialização ou qualquer outra regulação.
Para informações adicionais sobre este chamado, basta entrar em contato com a Central de Atendimento e informar o número do chamado acima.
Agradecemos a sua consulta.
Essa é transparência e a rapidez oferecida sobre um dos fatores que afetam tanto nossa conta de luz como as soluções para que tenhamos um verdadeiro receio do racionamento.
Finalmente nos informaram: 1 MWh racionado, não é apagão, é energia não entregue mesmo, custa R$ 6524,25. Um pouco mais do que 2,5 vezes o MWh de uma das mais caras térmicas (William Arjona) R$ 2.443/MWh.
O que acham? Reflete um receio de racionamento?
4 comentários para “Receio do racionamento. Um parâmetro misterioso.”