Roberto D’Araujo vai receber Prêmio Personalidade da Tecnologia 2014 – Canal Energia

Comentário: Honrado, agradeço muito ao Sindicato de Engenheiros de SP pelo reconhecimento do trabalho do Ilumina.  Mas, ao mesmo tempo peço desculpas por ter feito a única declaração crítica ao governo numa cerimônia repleta de autoridades governamentais federais (Presidente do BNDES, Ministro do Esporte e um Deputado Federal).

Entretanto, não poderia fazer de outro modo, uma vez que, segundo o sindicato, foi justamente a atuação crítica sobre o nosso sofrido setor elétrico que justificou o prêmio.  As autoridades, talvez por obrigação funcional, fizeram o conhecido discurso otimista, o que criou certo desconforto.

Espero que outros engenheiros ligados ao governo ouçam as críticas e salvem o setor elétrico brasileiro da ridícula situação em que se encontra. Afinal, os defeitos que estamos presenciando, são conhecidos dos técnicos do setor.


 

Da Agência CanalEnergia, Recursos Humanos

 

10/12/2014 – 18:12h

 

O diretor do Instituto Ilumina, Roberto Pereira D’Araujo, vai receber o Prêmio Personalidade da Tecnologia 2014- categoria Energia, na  próxima quinta-feira, 11 de dezembro, em São Paulo (SP). A homenagem é concedida pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo entre as comemorações do Dia do Engenheiro. O objetivo do prêmio é prestar reconhecimento aos profissionais que se destacam pela criatividade e ousadia nos trabalhos prestados em prol do desenvolvimento e bem-estar da população.

 

O premiado é engenheiro eletricista e mestre em engenharia de sistemas pela PUC-RJ. D’Araujo tem uma extensa trajetória de trabalho e análises no setor elétrico brasileiro. Autor do clássico livro “Setor Elétrico Brasileiro – Uma aventura Mercantil”, D’Araujo já prestou consultoria para as maiores companhias do país, entre elas o Centro de Pesquisas de Energia Elétrica, ao Coppe-UFRJ, a Copel, a Eletrobras, a Petrobras, a Fundação Getulio Vargas e a Norske Skog. Ele também ocupou o cargo de conselheiro de administração de Furnas entre os anos de 2003 e 2005.

 

 

  10 comentários para “Roberto D’Araujo vai receber Prêmio Personalidade da Tecnologia 2014 – Canal Energia

  1. Ronaldo Nery
    12 de dezembro de 2014 at 13:02

    Prezado Roberto,
    Você tem sido, há longo tempo, uma voz pregando no deserto.
    Mas algumas de suas preces agora, ainda que tardiamente, têm se frutificado.
    Parabéns e muito obrigado pela obstinação e lucidez.

    • Roberto D'Araujo
      13 de dezembro de 2014 at 10:22

      Ronaldo, meu diretor!
      Espero que você me ajude a continuar a ser obstinado.

  2. rubens ghilardi
    13 de dezembro de 2014 at 9:54

    Roberto
    Premio mias que merecido, você tem sido um defensor do Setor Elétrico Brasileiro, com comentários brilhantes e comprovadamente corretos. Como você comentou acima, a maioria dos técnicos do Setor, que tem cargos relevantes no MME, sabem muito bem da situação atual e quem criou, só não entendo o silencio e falta de iniciativa para mudar o que esta ocorrendo.
    Parabéns e espero que algum dia de resultado positivo pelo que você batalha.

    Rubens

    • Roberto D'Araujo
      13 de dezembro de 2014 at 10:21

      Grato Rubens! Você tocou no ponto nevrálgico e preocupante: a aparente exclusão da memória técnica do setor que sempre soube dos defeitos do modelo.

  3. Pietro Erber
    13 de dezembro de 2014 at 18:07

    Parabéns, Roberto

    • Roberto D'Araujo
      13 de dezembro de 2014 at 22:03

      Grato, Pietro.
      Espero continuar a trocar idéias contigo.

  4. José Malhães da Silva
    15 de dezembro de 2014 at 8:59

    Estimado Roberto,
    Quem conviveu contigo sabe que tua perseverança na luta pela vida, se junta ao engenheiro brilhante e independente, que não permitiu se deixar morder pela mosca azul. Parabéns, com votos que os frutos semeados por ti se tornem árvores frondosas, de tal forma que passem a ser incorporadas à paisagem do setor elétrico brasileiro.

    • Roberto D'Araujo
      15 de dezembro de 2014 at 9:05

      Grato Malhães.

  5. Amaro Pereira
    15 de dezembro de 2014 at 10:55

    Parabéns, Roberto. Homenagem mais do que merecida.

  6. Nestor Domingos Rodrigues
    17 de dezembro de 2014 at 17:33

    Parabéns Roberto você merece

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *