Uma figura que só deixa dúvidas.

https://valor.globo.com/publicacoes/suplementos/noticia/2020/12/18/mudanca-de-patamar.ghtml

O jornal Valor publicou um Especial Energia onde há uma bela figura enaltecendo o mercado livre de energia. Detalhes escolhidos a dedo deixam mais dúvidas para aqueles que examinam dados concretos. Abaixo, as perguntas nunca respondidas pelos entusiastas desse mercado. Enquanto “vantagens” são capturadas sem o mínimo de transparência, o mercado cativo paga a conta.

  3 comentários para “Uma figura que só deixa dúvidas.

  1. Silvio José de Castro Pinto
    21 de dezembro de 2020 at 9:29

    Não se mexe em time que está ganhando. O Sistema interligado brasileiro funciona muito bem com raros incidentes. Tenho medo e preocupação com apagões. Se privatizar a ELETROBRAS ela visará o lucro o sobrepondo ao atendimento dos consumidores de energia elétrica e o que aconteceu recentemente no Amapá pode se generalizar no país.

  2. Fernando
    21 de dezembro de 2020 at 17:11

    A reportagem diz “Hoje o mercado livre responde por 35% das obras em andamento no setor elétrico, percentual que deve continuar crescendo.”
    Hoje quando? em 2020, ano em que o investimento do cativo está baixo? Será que tem não relação com o baixo crescimento do consumo desde 2015 e com a falta de leilões?
    Além de não apresentar os dados, pegam um período atípico para criar uma estatística isolada e com isso tentar sustentar uma hipotese de pujança de investimentos no mercado livre, que simplesmente não existe.

    • Roberto D'Araujo
      22 de dezembro de 2020 at 10:32

      Eles nunca vão responder o que aconteceu de 2003 até 2012. Por trás dessa falta de transparência dorme a maior transferência de renda do setor elétrico mundial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *