Bate-Papo Ilumina: Por Que o Gás Não é a Solução

Neste Bate-Papo Ilumina, Ronaldo Bicalho, do Instituto Ilumina, analisa as razões das dificuldades do gás natural ser a solução para o setor elétrico brasileiro. Face às especificidades da transição elétrica brasileira, o gás não será a fonte principal dessa transição, mas apenas uma fonte transitória nessa transição. Portanto, o setor elétrico brasileiro segue sendo incapaz de sustentar a expansão da indústria de gás brasileira.

  2 comentários para “Bate-Papo Ilumina: Por Que o Gás Não é a Solução

  1. ANTONIO CARLOS NEIVA
    6 de novembro de 2019 at 9:55

    Parabéns Ronaldo! Vamos acrescentar que a tal “MODERNIZAÇÃO DO SETOR ELÉTRICO” que vem sendo capitaneada pelo governo, desde a CP-33 de 2017, estimula fortemente o gás, que além de carbonizar nossa matriz limpa É MAIS CARO QUE AS NOVAS RENOVÁVEIS. A Variabilidade destas tem parâmetros conhecidos, o que permite gerenciar nossas baterias de água (os reservatórios das hidroelétricas) sem precisar dessa solução suja e cara. Além disso, você disse bem que vamos pagar pela capacidade instalada das termoelétricas a gás que estarão paradas, em um futuro próximo. E nesse projeto do governo, isso tem o nome de LASTRO, que será incluído no preço da energia! UM CRIME!!!!

    • ANTONIO CARLOS NEIVA
      6 de novembro de 2019 at 12:32

      Entretanto tenho uma crítica. O vídeo é muito longo, chega a dar sono. É preciso um formato mais direto, mais ágil, que dê um recado conciso e preciso. Precisamos usar melhor as mídias sociais, gerar material que atinja a um público muito maior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *