Fogo e Água

Geralmente é a água que acaba com o fogo. Mas, no Brasil, pode ser o contrário.

O ILUMINA já tinha chamado a atenção para a relação dos “rios voadores” com os nossos rios energéticos. Com o aumento das queimadas nos últimos anos, é preocupante a “coincidência” de afluências abaixo da média em 6 rios de grande importância para o sistema elétrico brasileiro. Sem querer prever nada, o ILUMINA está apenas externando uma preocupação. 

É importante também deixar explícito que, essas evidências colocam na berlinda o nosso modelo mercantil por conta dos “certificados” de garantia física atribuídos às usinas e que estão gerando tantas incertezas e custos extras. Pode ser que até a média esteja ameaçada, mas, no Brasil a Garantia Física segue imutável.

O vídeo mostra parte da pesquisa do INPE (vídeo exposto pela revista Pesquisa FAPESP).

O vídeo completo sobre a pesquisa do INPE (Dança da chuva — parte 1: Rios voadores) pode ser encontrado no link: https://youtu.be/lyp83uYdtbk , no Canal Pesquisa FAPESP (https://www.youtube.com/PesquisaFAPESP).

  1 comentário para “Fogo e Água

  1. Luiz Carlos Gabriel
    22 de setembro de 2020 at 12:53

    Parabéns Ronaldo. Excelente edição e muita inteligência ao despertar uma preocupação que poucos devem ter percebido. Igualmente qto à garantia física, que segue sem revisão apesar de tantas evidências de que devem ser redefinidas.
    Parabéns tbm à excelente equipe do Ilumina, Renato, Olga etc. Só tem fera.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *