O GLOBO ON PLANTÃO 07.04.98
Torres de Itaipu: Brito pede à população que economize energia
BRASÍLIA, 7- O ministro das Minas e Energia, Raimundo Brito, pediu hoje providências imediatas ao presidente da Eletrobrás, Firmino Sampaio, para a recuperação das sete torres de transmissão de energia da usina hidrelétrica de Itaipu que caíram nesta madrugada no município de Campina da Lagoa (PR), a 240 Km de Foz do Iguaçu. O ministro pediu que a população destas regiões economize energia entre 18:00 e 20 horas.
Sampaio comunicou a Brito que duas das sete torres poderão ser recuperadas em dois dias e as outras cinco, em sete dias.
A queda reduzirá em 6% a distribuição de energia elétrica para as regiões Sul e Sudeste do país.
Eletrobrás descarta risco de blecaute provocado por queda de torres
RIO, 7 – O presidente da Eletrobrás, Firmino Sampaio, afastou o risco de um blecaute em consequência da queda de sete torres de transmissão de energia elétrica no Paraná, na noite de ontem, devido a um temporal. As torres abastecem de energia as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e respondem por 15% ou 5.000 MW de toda a energia consumida nestes três mercados.
Firmino disse ainda que medidas de caráter emergencial já foram tomadas pelas empresas que integram o sistema interligado, no sentido de aumentar a oferta de energia para as regiões afetadas. Entre elas, citou a elevação da geração da usina de Angra e a entrada em operação de todas as unidades térmicas, além do retorno imediato à operação das unidades que estavam em manutenção.
Ele destacou ainda que está sendo estudada a possibilidade de entrada em operação da unidade 1 da Usina de Serra da Mesa. Das sete torres, duas delas pertenciam ao Circuito 1 e as outras 5 ao Circuito II das quatro linhas transmissoras de energia Foz do Iguaçu-Ivaiporã.
(Bianca Deo/Patricia Gonzalez)
Eletrobrás faz apelo para redução do consumo no horário de pico
RIO, 7 – A queda das sete torres de transmissão de energia no Paraná irá gerar uma necessidade de corte de 6% no consumo de energia das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O presidente da Eletrobrás, Firmino Sampaio, explicou que a medida é necessária para suprir a demanda no horário de pico, que chega a 39.200 Megawatts.
Para isso, a Eletrobrás pretende contar com o apoio da sociedade. O diretor de operações da Eletrobrás, Mário Santos, fez um apelo aos consumidores das três regiões para que desligem uma lâmpada de 100 watts a partir das 18h e também evitem o uso de ar condicionado, microondas e outros eletrodomésticos.
O presidente da Eletrobrás ressaltou que as indústrias também serão chamadas a apoiar a medida. Ele explicou que as distribuidoras locais de energia vão negociar com as grandes indústrias uma redução alternada de energia no horário de pico – das 18h55m e 19h55m. Sampaio lembrou que o setor industrial detém 45% do consumo total de energia,sendo que deste percentual, 25% correspondem aos grandes consumidores que utilizam mais de 10 megawatts de energia. O consumo residencial equivale a 26% do total.
Sampaio prevê que duas torres do Circuito I – no município de Campinas da Lagoa, no Paraná – sejam recuperadas até o próximo domingo e as outras cinco que integram o Circuito II deverão voltar a funcionar na próxima segunda ou terça-feira. O presidente da Eletrobrás deu entrevista coletiva hoje na sede de Furnas para esclarescer sobre o acidente de ontem entre as sub-estações de Foz do Iguaçu e Ivaiporã.
Light informa que redução do consumo evitará corte de energia
RIO, 7 – A Assessoria de Imprensa da Light informou há pouco que não há previsão de corte de fornecimento de energia – providência que a Eletropaulo anunciou para São Paulo – por causa do problema originado com a queda das torres em Itaipu.
A Light está solicitando aos grandes clientes, em especial, que economizem energia, mas alerta que toda a população deve colaborar para que não haja necessidade de cortes. A empresa esclareceu que também está reduzindo seu próprio consumo.
A previsão é de que a situação esteja normalizada dentro de no máximo 48 horas.