Aleluia tem nova teoria sobre preços de energia

Deputados aprovam novo modelo do setor elétrico



Aleluia! Descobriram uma nova fórmula para explicar a existência de preços tão diferentes nessa commodity, a energia elétrica. Por exemplo: Nos USA,o Estado de New Hamshire tem uma tarifa média de US$ 117/MWh. Já o estado de Idaho tem tarifa média de US$ 45/MWh. Nós pensávamos que a razão seria ligada ao fato que Idaho tem hidroeletricidade e o regime é de serviço pelo custo. Amortizou, barateou. Mas não! Parece que o Deputado Aleluia descobriu alguma razão metafísica para explicar essa diferença. Aguardamos sua tese de doutorado….


Jornal do Commercio 12/3

A Câmara dos Deputados aprovou ontem o novo modelo do setor elétrico, definido pelas medidas provisórias 144, que cria regras de comercialização de energia, e 145, que institui a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). A aprovação, por votação simbólica, ocorreu pouco mais de um dia depois de o plenário do Senado ter concluído a análise do texto. A aprovação ocorreu exatamente três meses depois da cerimônia de lançamento do novo modelo, ocorrida em dezembro no Palácio do Planalto. As MPs seguem agora para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.



– O modelo vai propiciar regras mais claras e, no médio prazo, trará modicidade tarifária – disse.
Já o líder do PFL na Câmara, José Carlos Aleluia (BA), que já foi presidente da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), considerou o modelo ‘‘um desastre’’. Ele chamou de ‘‘burrice e retrocesso’’, a mudança que está sendo feita, e criticou principalmente a separação entre energia nova e velha, que deixou insatisfeitos alguns geradores privados.

– Energia elétrica não fica velha, não usa bengala – provocou o líder.



Ferro reagiu às críticas.

– Desastre é o que nós tínhamos, e não se investiu no setor porque não havia regras – afirmou.

……………………..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *