Editorial
Rio, 4 de outubro de 2002
O ILUMINA foi criado em 1996 sob inspiração do saudoso Herbert de Souza, o Betinho, que, com sua fantástica sensibilidade social, vislumbrou que as privatizações e as modificações dos setores de infra-estrutura no Brasil iriam agravar o já preocupante quadro social. Betinho sempre acreditou que as empresas estatais, uma vez geridas segundo o interesse público e sob o controle da sociedade, seriam um importante instrumento transformador.
O ILUMINA nasceu, portanto, com duas funções básicas. A primeira, a de interpor uma voz que traduzisse a preocupação original de Betinho no desmonte da capacidade transformadora dessas empresas. A segunda, fruto da formação dos seus componentes, foi a de debater as incoerências de um modelo que, aos olhos de experientes técnicos do setor, eram óbviamente nefastas.
Nesses seis anos, considerado os poucos recursos advindos principalmente da própria contribuição voluntária de especialistas do setor espalhados pelo Brasil, o ILUMINA exerceu essas duas funções da melhor maneira possível. Participamos de diversas audiências públicas, participamos de ações conjuntas com outros setores organizados da sociedade, realizamos estudos, atendemos à pedidos de "outras visões" por parte da imprensa e mantivemos uma página na internet, permanentemente atualizada, comentando notícias que, pela complexidade do setor, poderiam deixar desapercebidos detalhes essenciais.
Talvez, na história da mídia brasileira, não tenha havido semelhante oportunidade de exposição das idéias e argumentos do corpo técnico de um setor. Essa surpreendente "evidência", de certo modo, minimizou uma profunda injustiça cometida pelos gestores neo-liberais com esses trabalhadores. Afinal, as modificações institucionais pretendidas, poderiam ter sido implementadas sem a destruição física e moral das equipes. Essas, sempre exerceram suas funções corretamente e não poderiam ser culpadas por erros de uma gestão cujo principal objetivo era principalmente a alienação dos ativos visando a solução de déficits do estado e não a solução do problema energético. O equívoco era tão evidente, que não se conseguiu resolver nem uma coisa nem outra!
Nessa longa trajetória, apesar da nossa característica apartidária, tivemos a honra de poder participar da formulação da elaboração de um programa de governo, sob iniciativa do Instituto da Cidadania, que serviu de base para a proposta do PT. Nele, resgatamos as idéias técnicamente irrefutáveis que tornaram o setor elétrico motivo de orgulho para o Brasil. Mostramos também os erros inerentes ao antigo modelo estatal, propondo um novo arranjo onde se vislumbra grandes oportunidades para diversos agentes. Esse documento é muito mais uma formulação de princípios e conceitos que devem nortear a elaboração de um programa de governo do que uma "cartilha" incontestável. Pode e deve ser aperfeiçoado pela sociedade.
Entretanto, o ILUMINA está preocupado. É evidente que o favoritismo de Lula tem antecipado a aproximação de outras correntes políticas, que, ao contrário do PT, jamais deram ouvidos à essas idéias. Muito pelo contrário! Embora tivessem tido diversas oportunidades públicas de se contrapor técnicamente, jamais o fizeram. Ausentaram-se ou calaram-se! Reconhecemos que o futuro governo será um governo de entendimento nacional, mas as composições políticas que serão necessárias devem, minimamente, respeitar os princípios defendidos que, com muito orgulho, co-assinamos. A preocupação advem do fato que certos nomes citados como prováveis participantes do futuro governo, "personificam" ideais totalmente contrários àqueles do Betinho.
Essa manifestação de preocupação é uma obrigação do ILUMINA com seus colaboradores em nome dos princípios do nosso inspirador e fundador.
Roberto Pereira d’Araujo Diretor do ILUMINA Instituto de Desenvolvimento Estratégico do Setor Elétrico Rua Capistrano de Abreu 12 22271-000 – Rio de Janeiro