A notícia sobre a térmica relata situação que esconde cinco erros. Vocês sabem dizer quais são? Resposta embaixo
Térmica é inaugurada e desligada em seguida
Operação da usina Eletrobold, no Rio, dependerá da definição do mercado spot
PAULO CABRAL e RENÉE PEREIRA
No início do racionamento, o governo fez um apelo aos investidores para que antecipassem o funcionamento de suas usinas térmicas. O pedido foi atendido e as primeiras unidades já começam a operar. Mas o que poderia ser um alívio tem se transformado em preocupação para os empreendedores dos projetos. Embora o País necessite desesperadamente de energia, a geração dessas usinas não tem onde ser comercializada. Como são usinas merchant voltadas para a comercialização no mercado à vista (spot), elas dependem do pleno funcionamento do Mercado Atacadista de Energia Elétrica (MAE). Este, por sua vez, depende da resolução de algumas pendências do setor, como o Anexo 5 dos contratos iniciais.
Duas grandes empresas estrangeiras já estão nessa situação: El Paso e Enron, que inaugurou ontem a usina térmica Eletrobold, construída na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. A primeira turbina foi acionada pelo governador Anthony Garotinho por controle remoto. Mas, terminado o evento, a usina – a segunda do programa emergencial do governo a ficar concluída – foi novamente desligada e só volta a operar quando governo federal conseguir solucionar a regulamentação do mercado spot.
Questão prática – "Adiantamos o projeto porque o governo indicou que havia necessidade de energia, mas não temos ainda como começar a produzir sem definições claras sobre o preço da eletricidade e sobre as regras para liquidação financeira dos negócios", disse o presidente da Enron, Orlando Gonzalez. Segundo ele, a operação comercial só vai começar quando esse impasse for resolvido.
O secretário de Energia, Indústria Naval e Petróleo do Rio de Janeiro, Wagner Victer, lembrou que a inauguração da usina resolve um problema, que é o do suprimento de energia. "Agora o governo federal tem de resolver outro, que é a venda dessa eletricidade. Antes, isso era um problema teórico. Com a usina pronta, tornou-se uma questão prática", declarou Victer.
A usina Eletrobolt foi planejada para funcionar como uma unidade merchant.
Até o fim desta semana, a usina teria condições de ter uma produção média de 190 megawatts, o suficiente para abastecer uma cidade do porte de Santo André, com cerca de 600 mil habitantes.
O executivo descarta, no entanto, a possibilidade de assinar contratos de longo prazo, os chamados PPA, para vender energia da Eletrobolt. "As usinas em ciclos simples não são comercialmente viáveis em contratos de longo prazo", explicou.
Ao contrário da Enron, a El Paso, que também inaugura sua unidade nas próximas semanas, já manifestou interesse em vender sua energia por meio de contratos bilaterais com grandes clientes. Mas, segundo a empresa, os negócios ainda não estão sendo finalizados conforme o mercado esperava por causa das indefinições na desregulamentação do setor.
A empresa reforçou seu interesse em expandir suas atividade no Brasil, seja em projetos de transporte de gás, geração térmica de energia e operações de trading (compra e venda de energia elétrica), para toda a América Latina, que também será centralizada no Brasil.
Economia continua abaixo da meta de 20%
Mas diferença entre nível de reservatórios e curva guia está positivo
GERUSA MARQUES
BRASÍLIA – A economia de energia nas Regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste continua abaixo da meta de 20%, mas a diferença entre o nível dos reservatórios e o limite mínimo de água estabelecido pelo governo (chamado de curva guia) está positivo e aumentando progressivamente.
Esses fenômenos já vêm sendo registrados pelo governo desde o final de agosto e, por isso, a Câmara de Gestão da Crise de Energia (GCE) determinou no início de setembro medidas para fazer com que o consumidor volte a poupar energia.
Segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a economia de energia de 1.º a 23 de setembro foi de 19% no Sudeste e Centro-Oeste, de 16,6% no Nordeste e de 20,6% no Norte. Nos últimos dias, a redução foi muito maior. No Sudeste e Centro-Oeste, chegou a 18,9% e, no Nordeste, a caiu para 14,8%. O Norte também apresentou alta de consumo, com 20,1%.
Ao mesmo tempo em que o consumo aumentou, os reservatórios que abastecem as hidrelétricas nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste estão 3,82 pontos porcentuais acima da curva guia, um nível de 21,13%. Na semana passada, eles estavam com 3,4 pontos porcentuais acima da curva guia. No Nordeste, os reservatórios estão com 13,54% de sua capacidade. Isso representa 1,4 ponto porcentual positivo, pouco mais que o 1,21 da semana passada. O reservatório de Tucuruí, no Norte, está em 62,86% de sua capacidade, 0,62 pontos porcentuais acima da curva guia. (AE)
1. Usinas térmicas merchand em países tropicais com predominância de hidroeletricidade é isso mesmo. Podem ficar 2, 3 anos sem operar. O erro é reclamar!
2. Segundo o modelo do governo FHC, quem tem que sinalizar a necessidade de usinas térrmicas é o mercado, não o governo.
3. A usina funciona a ciclo aberto. Ineficiente e cara perante outras opções.
4. O MAE opera péssimamente e com valores de negociação que não refletem o risco real que estamos passando.
5. Ao contrário do que diz o Secretário de Energia do Estado do Rio, a usina não resolve o problema do suprimento. Até pelo seu pequeno tamanho.