As cinco postagens mais lidas em 2019

As cinco postagens mais lidas no site do Instituto Ilumina no ano de 2019 foram as seguintes:

1 – Furnas não era só um prédio em Botafogo

Quando se ouve a notícia sobre a anunciada mudança de sede de Furnas para o centro do Rio através de uma das mais importantes rádios da cidade, infelizmente, se percebe a preocupante superficialidade da reportagem sobre o real significado dessa decisão. O principal comentário foi sobre o impacto que essa mudança de…(Clique aqui para ler a postagem)

 

 

2 – Porque a privatização brasileira precisa da mentira para se justificar?

A resposta à pergunta do título é simples. No caso da Eletrobras, sem a desinformação, sem omitir dados, sem repetir conceitos equivocados, ela não se justifica. Portanto, é necessária uma estratégia de massificação de informações falsas e parciais. Por exemplo, no jornal O GLOBO de 22/08/2019, o presidente da Câmara Rodrigo Maia…(Clique aqui para ler a postagem)

 

 

 

3 – Dr. Paulo Guedes, infelizmente, os dados não confirmam

A sociedade brasileira assiste passivamente a repetição do velho discurso de que privatizando o setor elétrico, a eficiência e a independência do setor privado, não só resolve todos os problemas, como as tarifas brasileiras serão reduzidas. Bem, quanto às tarifas, as famílias estão sentindo no bolso a enganação sobre esse tema. Se…(Clique aqui para ler a postagem

 

 

 

4 – A sociedade iludida por miragens

Se for perguntado aos cidadãos qual é o grande problema brasileiro, a maioria diria que é a educação. Não há como discordar, mas, se fossemos esperar que uma geração inteira passasse por uma revolução educacional, certamente o país iria muito mal. Portanto, a questão não se resume ao acesso a educação, pois,…(Clique aqui para ler a postagem)

 

 

 

5 – O valor da Eletrobras

Demorou, mas finalmente a Eletrobras conseguiu se livrar das distribuidoras de energia elétrica do Norte e do Nordeste, que sempre foram exploradas por políticos, para empregar correligionários e parentes, quando não para coisas piores. Agora a Eletrobras pode ser altamente rentável, desde que seja isolada da influência…(Clique aqui para ler a postagem)

  1 comentário para “As cinco postagens mais lidas em 2019

  1. ROBERTO PEREIRA D ARAUJO
    6 de janeiro de 2020 at 10:22

    Como se pode perceber, mesmo sendo essas as postagens mais lidas, o grande problema brasileiro é a informação. Por incrível que pareça, as questões objetivas do setor elétrico passam para um segundo plano, exigindo que as matérias desmintam falsas certezas divulgadas pela grande mídia. Como fui autor de parte dessas análises, posso garantir que, bastaria um pouco de curiosidade e sensação de que é necessário aprofundar certos temas, para, através de simples pesquisas na internet, encontrar uma realidade de dados oficiais em oposição às manchetes jornalisticas. Essa “curiosidade” está ausente na mídia.
    É necessário admitir que essa luta é muito desigual e, infelizmente, um sentimento de derrota já toma conta do corpo técnico das empresas e instituições estatais. Lamentavelmente, parece que vamos, mais uma vez, tentar aprender com as consequencias.

    Roberto Pereira D’Araujo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *